Chamex e IBCC Oncologia: Juntos no Outubro rosa

Para relembrar e reforçar a importância do Outubro Rosa, mês de conscientização sobre combate ao câncer de mama, a Chamex lança pelo sexto ano consecutivo, em parceria com o IBCC Oncologia, a Edição Especial Chamex Outubro Rosa.

Criado no início da década de 1990 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure, o Outubro Rosa é um movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama. Anualmente a data é marcada por eventos para promover o compartilhamento de informações sobre a doença e, assim, contribuir para reduzir o seu índice de mortalidade.  

As marcas se unem mais um ano para reforçar a necessidade e a importância do autocuidado sobre as boas práticas de prevenção da doença. A edição especial da embalagem do Chamex A4 75g/m² traz no verso informações sobre como prevenir a doença. Além disso, o site da marca disponibilizou orientações, materiais e uma área de envio de mensagem de apoio a pacientes. A Chamex patrocinou ainda, a 61ª Corrida e Caminhada Contra o Câncer de Mama, que aconteceu no Parque do Ibirapuera, em São Paulo, no último dia 13 de outubro.

Para a gerente de marketing de produto da Sylvamo, Camila Visnadi, assumir um papel ativo no combate ao câncer de mama é um compromisso social. “A melhor forma de ajudar nessa causa é por meio da conscientização e apoio para quem está enfrentando a doença. Sabemos que as informações ajudam a salvar vidas e é muito gratificante ver essa parceria entre Chamex e IBCC Oncologia completar cinco anos. Apoiar essa causa tão importante reforça o nosso papel transformador no mundo”, comenta.


A Campanha “O Câncer de Mama no Alvo da Moda” (Fashion Targets Breast Cancer) foi iniciada pelo estilista norte-americano Ralph Lauren. Sensibilizado pela luta de sua amiga Nina Hyde (editora de moda do jornal Washington Post) contra o câncer de mama, ele criou o logo do Alvo da Moda.

Oficialmente lançada em 1994 no New York Fashion Week sob gestão da Fundação do Conselho de Designers de Moda Americano (CFDA Foundation), que é o dono mundial da Marca. A Campanha expandiu para além dos EUA, atingindo países como Austrália, Canada, Chipre, Colômbia, Grécia, Inglaterra, Irlanda, Islândia, Portugal e Japão.

No Brasil, o IBCC é o licenciado exclusivo da marca. Os recursos arrecadados desde então ultrapassaram R$80 milhões de reais, e contribuíram para a ampliação do hospital, para a melhoria do atendimento aos pacientes através da aquisição de equipamentos, melhoria da capacitação médica, e para o aumento da pesquisa.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de mama é o tipo que mais acomete mulheres em todo o mundo, tanto em países em desenvolvimento quanto em países desenvolvidos. No Brasil, em 2021, foram estimados 66.280 novos casos de câncer de mama, com um risco de 61,61 casos por cada 100 mil mulheres. O INCA estima que o Brasil registre 73.610 novos casos de câncer de mama até 2025. 

É o tipo de câncer que mais mata mulheres no Brasil e afeta homens também. A boa notícia é que, quando diagnosticado precocemente, 95% dos casos têm bons prognósticos. É recomendável o autoexame mensal e, caso seja detectada alguma alteração, deve-se procurar um médico. O mais importante é realizar consultas médicas anualmente para um check-up e, a partir dos 40 anos, fazer a mamografia uma vez por ano.