Papel para impressão: Como escolher?

Existem diversos tipos de papel para impressão no mercado. Apesar destes produtos apresentarem características físicas distintas, todos apresentam o mesmo objetivo: divulgar informações relevantes para documentação ou compartilhamento.
Estão presentes nos mais variados tipos de negócio, sendo indispensáveis para o dia a dia de qualquer instituição. Os papéis podem ser brancos, coloridos, reciclados, naturais, fotográficos, de maior ou menor gramatura, entro outros aspectos.
Em meio a tantas opções, escolher o tipo de papel ideal para cada necessidade pode ser desafiador, visto que a seleção errada pode resultar em custos desnecessários de insumos e gastos com reimpressão de trabalhos.Confira a seguir algumas dicas para a seleção correta do papel para o seu negócio.

Tipo de finalidade dos documentos
Considere a natureza da documentação a ser impressa. Caso seja algum arquivo de grande importância em imagens, considere o papel fotográfico ou papel sulfite de gramaturas maiores, assim como para a impressão de convites ou peças de marketing. Para documentos de textos, um papel de qualidade padrão pode ser suficiente.
Gramatura
A gramatura consiste em uma medida de peso correspondente à densidade do papel – gramas por metro quadrado (g/m2). Este fator influencia diretamente no aspecto físico do papel, fazendo com que sejam mais grossos ou mais finos. As principais gramaturas são:
* 250g a 350g
* 30g a 63g
*75g a 120g
*120g a 240g
Acabamento do papel: brilho e opacidade
Os diferentes tipos de acabamento impactam na aparência, sensação e resultado de impressão do papel. Papéis com acabamento brilhante realçam cores, indicados para fotos e imagens coloridas, pois afetam o contraste e a reflexão das mesmas. Papéis com acabamento matte são de textura suave e baixa reflexão, indicados para textos.
A opacidade faz referência à transparência do papel. Para evitar sobreposição de conteúdo entre as folhas, opte por papeis de opacidade maior.
Tipo de impressora
O tipo de impressora influencia diretamente na escolha do material. Impressoras a jato de tinta e a laser abrangem diferentes requisitos em termos de compatibilidade de papel. Verifique as especificações da sua máquina para evitar desperdícios de material e desgates de maquinário.
Tamanho do papel
Há vários formatos de papel do mercado. Os mais conhecidos e utilizados são aqueles do tipo A. Confira as relações de nomenclatura e medidas:
A0: 84,1cm x 118,9cm
A1: 59,4cm x 84,1cm
A2: 42,0cm x 59,4cm
A3: 29,7cm x 42,0cm
A4: 21,0cm x 29,7cm
A5: 14,8cm x 21,0cm
A6: 10,5cm x 14,8cm
A7: 7,4cm x 10,5cm
A8: 5,2cm x 7,4cm
A9: 3,7cm x 5,2cm
A10: 2,6cm x 3,7cm

Papel Sulfite

Reconhecido como o papel mais comum e versátil, mantém um padrão elevado de qualidade de impressão, além de possibilitar impressão frente e verso. Sua alta qualidade se deve à presença de um tipo de conservante em sua composição, chamado sulfito de sódio, o qual oferece maior resistência e durabilidade ao papel. Entretanto, sua matéria-prima principal é a celulose, extraída de diversos tipos de árvores, com destaque para a pinus e eucalipto.
Sua versatilidade faz com que esteja presente nos mais variados tipos de negócio, seja em ambientes industriais, corporativos, escolares ou hospitalares. É utilizado para impressão em impressoras a laser, jato e copiadoras, além de possibilitar outras finalidades como desenhos, trabalhos manuais e dobraduras.
Podem ser encontrados em diversos formatos como A4, A3,A5, A2, A1, A0, Carta, Ofício, dentre outros modelos. Suas gramaturas também são variadas, possibilitando soluções variadas:

75 g/m²: O mais comum de todos os tipos, utilizada para impressões em geral.

90 g/m²: Mais espesso, indicado para impressões em alta qualidade, como fotografias, por exemplo.

120 g/m²: Bastante espesso, utilizado para impressões de cartões, convites e materiais de marketing.

180 g/m²: Papel sulfite ainda mais espesso, utilizado para impressões de cartões de visita, capas de documentos, material com dobraduras, entre outros.

Papel Fotográfico

Utilizado para impressão de fotografias, apresenta maior resistência e brilho em relação aos demais, pois conta com a aplicação de uma camada de produtos químicos fotossensíveis sobre o material.

Papel Couché

Consiste em um papel base, geralmente offset, o qual recebe uma camada de revestimento em ambos os lados. Este processo de fabricação faz com que este papel adquira uma superfície lisa e uniforme.
Por garantir impressões de alta qualidade em reprodução de cores, imagens e textos, é um dos mais utilizados na indústria gráfica. Possui duas classificações, sendo: papel couché fosco e papel couché liso (brilhoso – reflete mais a luz).

Papel Reciclado

Alternativa sustentável, o papel reciclado é semelhante ao matte e sulfite em relação à textura de sua superfície, porém, apresenta variação de cores devido ao processo de fabricação. Trata-se de uma escolha consciente para impressões que visam reduzir o impacto ao meio ambiente.