Saiba escolher um protetor eletrônico

Protetor eletrônico X filtro de linha X régua de tomada

Com certeza, você já viu ou utilizou dispositivos que trazem entradas em série para agrupar tomadas de diferentes equipamentos. Eles podem ser semelhantes na aparência, mas a diferença está na segurança que oferecem. Veja detalhes sobre cada um deles.

Régua de tomada

De modo geral, a função da régua de tomada é multiplicar as tomadas, ou seja, é possível conectar vários outros equipamentos nela, utilizando o ponto de energia em que estiver ligada.
Sendo assim, seu principal benefício é aumentar o número de fontes de energia para um ambiente escasso de tomadas. No entanto, esse aparelho não oferece proteção alguma contra surtos elétricos.

Filtro de linha

Protetor eletrônico

Protetor eletrônico com fusível ou chave inteligente?

Alguns modelos de protetor eletrônico possuem o varistor em conjunto com chave inteligente, e outros oferecem o varistor em conjunto com fusível. Na prática, o que isso significa? 

O varistor é uma proteção associada à rede elétrica, para monitorar e impedir danos causados por um aumento repentino de tensão (conhecido popularmente como pico de energia). 

Lembra do exemplo dado sobre casos de “apagão” que podem acontecer em uma casa e o retorno da energia chegando com  uma tensão bem acima do normal? É o varistor que irá atuar como uma “esponja” desses picos de energia, realizando a proteção necessária ao blindar o que estiver ligado no protetor eletrônico.

Em caso de sobrecarga ou curto-circuito, o fusível do protetor eletrônico se romperá, desligando as tomadas e protegendo a rede elétrica do ambiente. Neste caso, o fusível deve ser substituído. Alguns modelos de protetores possuem um fusível reserva, para uma eventual emergência.

Para os protetores que possuem chave inteligente (também conhecida como chave circuit breaker ou mini disjuntor), quando ocorrer um curto-circuito, ou sobrecarga em um aparelho conectado ao protetor, a chave desligará automaticamente, funcionando como um disjuntor. Quando a sobrecarga ou o curto forem resolvidos, basta religar a chave para que o protetor volte a operar. 

Em resumo, ao adquirir um protetor eletrônico com varistor e chave inteligente, o tempo de  vida útil da proteção é maior. 

Lembra da história do filtro de linha que também protege contra sobrecargas e curtos-circuitos? Provavelmente esse filtro de linha também tinha um fusível ou uma chave inteligente.

Como escolher um protetor eletrônico?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *