A conscientização sobre boas práticas de segurança e proteção à saúde dos profissionais das empresas é assunto de pauta diária, principalmente em ambientes nos quais há um maior risco de acidentes, como empreiteiras, indústrias com equipamentos, hospitais, entre outros.
Apesar de algumas áreas profissionais serem mais propensas do que outras ao uso corriqueiro e obrigatório de equipamentos de segurança individual, essa conscientização sobre a proteção e bem estar das equipes deve ser realizada em todas as companhias.
Com o intuito de promover e reforçar essas boas práticas, a legislação prevê a realização das SIPATs (Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho). Estes eventos são organizados em empresas que possuem uma CIPA (Comissão interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho). Porém, em empresas que não há necessariamente a formação de uma CIPA ainda é possível idealizar e realizar a SIPAT, através dos profissionais de recursos humanos, de modo a seguir as determinações em lei.
O que é SIPAT?
A sigla SIPAT significa Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho. Representa o evento no qual atividades direcionadas à prevenção de acidentes do trabalho e doenças ocupacionais são realizadas.
A SIPAT foi criada no ano de 1971 de acordo com o decreto 68255, na qual foi normatizada e regulamentada a campanha interna de prevenção de acidentes do trabalho. É uma atividade obrigatória para todas as CIPAs, conforme inciso IX, do art. 4º, da Lei 13.174/01.
Durante a programação desenvolvida pela CIPA, os profissionais participam de diversas atividades, como palestras e treinamentos, sobre prevenção de acidentes de trabalho.
Além disso, é uma oportunidade para que a equipe de colaboradores conheça o papel e as ações da comissão, de forma que compreendam as pautas e cooperem para que a CIPA tenha bons resultados.
Qual o objetivo da Sipat?
O principal objetivo é promover e despertar um olhar crítico, conhecimento e reflexão, para o maior número de profissionais possível, sobre a importância da prevenção de acidentes, segurança de vida dentro e fora do trabalho e combate a doenças.
Quais os benefícios?
- Funcionários conscientizados sobre as melhores práticas dentro do ambiente de trabalho e sobre cuidados com a saúde de forma geral tendem a ser mais responsáveis.
- Maior sentimento de segurança e confiabilidade por parte dos colaboradores em relação à empresa.
- Maior grau de satisfação da equipe, pois anualmente são assistidos em relação às suas necessidades, além de serem submetidos a conteúdos relevantes e possibilidade de brindes.
- Aumento da produtividade da empresa em geral. Funcionários saudáveis estão mais aptos a engajar mais em suas atividades, além de evitar faltas por acidentes ou doenças.
- Saber que seu empregador se preocupa com os funcionários e promove SIPATs e investe no treinamento e prevenção de acidentes de trabalho também aumenta a satisfação e engajamento.
Quando deve ser feita uma SIPAT?
De forma obrigatória, as empresas devem realizar a SIPAT uma vez por ano, a fim de cumprir com as obrigações previstas na lei. Entretanto, não existe uma data específica para sua realização do evento.
Apesar de a sigla significar Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho, devido às diversas especificidades dos serviços na PMSP, considerando o objetivo de atingir o maior número de servidores, a SIPAT poderá ser desenvolvida em outros formatos durante o ano.
Assim sendo, a CIPA determina qual o melhor momento para a realização da SIPAT. Cabe a cada comissão decidir dentro de seus critérios internos, podendo considerar questões como sazonalidade, como fluxo e demanda de serviços em certos períodos.
Como motivar os colaboradores a participar da SIPAT?
A boa seleção de atividades e a forma como elas serão executadas e abordadas tem impacto direto no sucesso do evento e no engajamento de seus participantes. Além das atividades teatrais e palestras dinâmicas, é interessante a realização de avaliações médicas, “quick massage”, sorteio de brindes e gincanas temáticas. Uma equipe dedicada junto com palestrantes, mágicos e atores qualificados podem fazer com que a SIPAT se transforme em um evento imperdível dentro da empresa.
Realizar uma SIPAT diferenciada, divertida e criativa é o caminho para agradar a todos os envolvidos, tanto colaboradores como administradores e convidados. Dessa forma, é possível construir uma equipe engajada, satisfeita, cautelosa e segura.